Uma menina, uma mulher

segunda-feira, julho 23, 2007

Bélgica Parte I - O que é mais longe: Bruxelas ou Stanstead?

Uma noite livre em casa, fuçando na Internet...

- Lorenzo, vamos viajar?

- Pra onde?

- Barça! Topa?

- Vamos! Por quanto?

- Peraí que vou ver...

Depois de 15 minutos navegando pelos sites da Easyjet e Ryanair – as companias aéreas com os vôos mais baratos por aqui – tivemos que rever nosso destino. Nenhum de nós estava a fim de desembolsar mais de 100 pounds só pra sorrir em terras espanholas.

- Que tal Amsterdã então? – sugere o capixaba.

- Eu vou passar uma semana lá antes de voltar pro Brasil...

- Ah tá...

- Roma! Gente podia ir pra Roma! Ah, mas você já foi.

Dublin? Não. Oslo? Também não. Atenas? Nem pensar, pelos olhos da cara! Foi assim – por exclusão - que decidimos ir pra Bélgica dali a 10 dias. Confirmação de passagens na caixa de email, precisávamos encontrar um abrigo, comprar euros, procurar o bus que nos levaria até o aeroporto Stanstead, verificar horários e, o melhor de tudo, fazer roteiro.

- Eu tenho que ir pra Charing Cross amanhã, deixa que compro euro então. – disse eu pro Lorez.

- Beleza. Eu pago o hostel. Ah! E eu vi aqui, o ônibus pro aeroporto sai de Victoria Station. Como nosso vôo é às 6h40 e precisamos estar lá 2 horas antes, podemos pegar um às 2h40.

- Fechado!

No dia 12 de julho, Lorenzo chega do trabalho por volta das 22h, deita no chão do quarto e... dorme. (!)

- Fabi, cadê o Lorez? Será que ele quer jantar antes de ir? – perguntei pra flatmate mais new yorker (como ela prefere!) que alguém pode ter.

- Não sei... Acho que tá no quarto. Vou ver, peraí.

- Valeu.

- Ele tá dormindo no chão do quarto!

- Ahn?! Ai, meu Jesus Cristinho, que tá acontecendo com o garoto? Desistiu de viajar?

Lá fui eu... Encontrei o rapaz deitado entre a cama e o guarda-roupa, um espaço um tanto quanto reduzido pra alguém de 1,8m.

- Hey... Quer jantar?

- Não. Obrigado. – Virou pro lado e continuou na soneca. Eu hein...

Pra pegar o bus às 2h40 na estação de Victoria, tínhamos planejado sair de casa 1h15 da manhã. Você conseguiu? Nem nós. Nos últimos instantes, o sinal da Internet resolveu voltar e aproveitamos pra confirmar os horários dos ônibus entre o aeroporto de Bruxelas e o centro da cidade e visualizar o caminho entre o final do traslado e o hotel pelo Google Earth (Ah, a tecnologia! Obrigada, Senhor!) pra não ficarmos perdidos ao chegar lá. Nada que eu pudesse ajudar, pois infelizmente meu senso de direção é bem precário. Ficou tudo pro Lorenzo, assim como a tarefa de carregar nossa mala. : )

Saímos de casa faltando 10 minutos para as 2h a caminho do ponto de ônibus pra ir pra Victoria Station. Repito: quase 2h da manhã. O que isso significa?? Seria preciso pegar night bus, aquele que só passa a cada meia-hora. Você lembrou disso? Nós também não... E como Murphy é nosso amigo, o último bus havia passado há 4 minutos! O próximo só dali a 26 minutos – teoricamente, o que nos faria perder o ônibus pro aeroporto. Será que eu estava preocupada? Não, não... Gastrite nervosa atacando já!

- Ah, pronto... Como a gente foi esquecer disso?! Será que não tem outro que vá pra lá?

- Calma. O próximo passa daqui 30 minutos, vai dar tempo. Vamos chegar na estação faltando 5 minutos... – matutava Lorenzo e a tranqüilidade que lhe é peculiar.

Fomos pro outro ponto a procura de outra linha que nos levasse até Victoria, mas nada. Tivemos que esperar o maldito N36. E espera... Espera mais um pouco... Mais de 30 minutos e nada...

Vendo meu nervosismo, meu amigo propõe:

- E se fôssemos pra Elephant & Castle? Lá deve ter mais ônibus pra Victoria. Ó, esse aí vai pra lá. Vamos?

- Bóra!

Só uma observação antes de prosseguir: Eu faço o trajeto New Cross Gate – Elephant & Castle quase todo santo dia pra ir trabalhar. Conheço bem o caminho, tá certo?

- Elephant já é no próximo ponto – avisei.

- Agüenta aí que ver se o motorista sabe qual a gente pega pra Victoria. Olha a mala...

Nisso as portas se abriram e eu decidi agilizar o processo. Desci do ônibus com a mala e fui olhar o mapa da região na tentativa de descobrir qual vermelhinho deveríamos tomar para finalmente chegar ao nosso primeiro destino. Bruxelas estava longe...

De repente, ouço Lorenzo gritando do ônibus que continuava seu trajeto:

- CRIIIIIIIIS! Ô mulher, vem! Entra logo!

Saí correndo. Ia fazer o quê? Não sabia o que estava acontecendo, mas achei melhor obedecer.

Ele não sabia se me dava bronca ou se ria de mim correndo com a mala pela rua.

- Mas quem falou pra vc sair do ônibus, criatura???

- Ué! Fui olhar o mapa pra adiantar as coisas!

- Hahahahaha! Ow... a sua cara de assustada foi a melhor! Hahahaha... O motorista disse pra descermos no próximo ponto e pegar o 148...

- Ah, pára vai! Vai ficar rindo da minha cara agora?

Não adiantou. Ele continuou se divertindo. Só me restou ajudá-lo e rir da situação também.*

Finalmente chegamos à longínqua Victoria Station.

- Corre! Tem outro ônibus saindo agora!

E lá fomos nós. O que aconteceu é que perdemos aquele das 2h40, mas ainda poderíamos embarcar em qualquer outro seguinte, desde que da mesma empresa, óbvio. Conseguimos esse feito às 4 da manhã, um pouquinho mais tarde do que havíamos planejado como você pode ver.

Depois de 1 hora chegamos em Stanstead. Dia já claro, partimos para o check-in. Mala despachada, tickets e passaportes na mão, o detalhe: um post-it amarelo fluorescente gritante na passagem do Lorenzo: PRIORITY!

- Hahahahaha... Desculpa mas eu tenho priority! – desdenhava o Mr. Schwanz.

- Ah... Só porque você tem esse sobrenome cheio de consoantes aí?! Sai pra lá! Também quero...

Como querer não é poder, tive que enfrentar a fila dos pobres mortais para o embarque. Demorou, mas deu certo. Estávamos a caminho de Bruxelas. Finalmente!

(Continua)

* Pra não ser injusta, aqui vai a versão do Lorenzo para a minha tentativa de encontrar o ônibus certo. : )

3 comentários:

Lorenzo disse...

Da hora. Por isso que nao quero escrever sobre a Belgica, alem de escrever bem melhor e' do mesmo jeito que estava desenvolvendo meu texto.
Nota 1000! Ohh viagem da boa! Empolgado novamente para viajar, amanha vou carregar ate' 20 mesas a mais, epero q vc frite mais umas 20 galinhas.

Beijao... T a.

Yara Terra disse...

Pânico geral!!!! Este será o caminho que faremos para iniciar nossa viagem à Paris?!? E você quer sair as 6 horas da Estação Vicky (sentiu a intimidade? rsss)? Ai, jesus cristinho!!!
Bom... agora que já sabemos que ao aeroporto vc. chegou, que tal o final da história, heim?!?
bjs
PS.: seu texto continua uma delícia! Dá pra "sentir" a sua cara!

Unknown disse...

mas, só me diga uma coisinha? pra q olhar o mapa? não ia adiantar mesmo!!!
heheheh