Uma menina, uma mulher

quinta-feira, maio 03, 2007

Porque (não) viver com uma host family

Quando estava decidindo os detalhes da viagem pra Londres, na hora de escolher o tipo de hospedagem, optei por passar as primeiras 6 semanas da minha temporada com uma host family. Além de ser mais barato que o alojamento da escola, teria um quarto só pra mim, café da manhã e jantar no pacote. A mesma coisa fez o Pedro, meu amigo e irmão caçula postiço, quando foi pra Vancouver.

A verdade é que aquele papo - traduzindo: o primeiro argumento da agência de viagem - de que é a oportunidade perfeita pra ter contato com uma família tradicional da região que você está visitando é balela. Pelo menos aqui em Londres, onde parece haver gente de todos os cantos do mundo exceto ingleses. A minha “mãe” é russa e o marido dela... Bom, ainda não consegui descobrir a origem daquele sotaque, mas na Inglaterra ele não nasceu.

Mal tinha tirado a mochila das costas, as regras da casa começaram a aparecer:

- Cristina, aqui está a chave da porta. Pode chegar à hora que quiser. (Só me faltava depois de 6 anos morando sozinha ter hora pra voltar pra casa!) O jantar é servido às 19h. Se for se atrasar, por favor, nos avise e guardaremos sua refeição até às 21h. Banho só até as 22h (!) pra não fazer barulho.

Mais pensão impossível.

Lá no Canadá, além da chave de casa (e do quarto também!) e do jantar a qualquer hora da noite, o Pedro tem merenda preparada pela “mamãe” pra levar pra escola – suco, lanche, fruta e doce todo dia! Vai vendo...

Quinta passada, a Inara avisou que viajaria na semana seguinte e pediu que eu entregasse a roupa pra lavar sábado, e não domingo, como de costume. Eu pedi pra me deixarem lavar a roupa suja, mas disseram que não era permitido. Regras da casa. Fazer o quê?!

Recebo as roupas lavadas e 3 meias perdidas – uma branca, uma preta e outra cinza. Lá fui eu perguntar pra francesa que mora aqui se mais uma vez não tinha roupa minha entre as dela. Nada.

- Inara, estão faltando algumas meias... Já perguntei pra Alexandra e não estão no quarto dela. Sabe onde podem estar?

- É mesmo? Você já olhou no hiter do banheiro? - Como não tem espaço pra varal – nem muito sol - eles colocam as roupas em cima do aquecedor pra secar.

- Já. Também procurei no meu quarto pra ver se não tinham ficado por lá e nada.

- Ah... Não sei o que aconteceu porque eu lavo a roupa de vocês separadas das nossas. Não dá pra usar uma com a outra? (!!!)

- Elas não são nada parecidas. Dá uma olhada. – Nessa hora eu já tava bem p... da vida. Odeio perder minhas coisas. Pior ainda quando o fazem por mim. São só meias, eu sei. Mas não poderiam se perder sozinhas, são inanimadas! E minhas.

Outro dia a família do Pedro também foi viajar e sabe o que aconteceu? Trouxeram presentes pra ele!

Deu pra sentir a diferença ou quer que eu conte sobre o dia em que tive macarrão SEM molho pro jantar?! Ai ai... Parafraseando o amigo Edson, o que é ruim de passar é bom de contar. : )

Enfim, o primeiro mês e meio já se foi e está hora de mudar daqui. Sabe pra onde eu vou agora? Nem eu! Hehehehe... Tenho 2 dias pra arranjar um canto. Se eu estou preocupada? Acho que deveria estar bem mais, viu?! Sei lá o que acontece aqui que eu tenho fé que tudo vai se ajeitar. One way or another. ; )

E, como diria o Pedro, “família boa mesmo é a minha que tá lá em casa”.

4 comentários:

Diego Bonel disse...

Oi Cris....

Juro que tenho lido sempre seu blog, mas um sistema aqui na prefeitura bloqueia a tela de comentários... como agora deu pau em tudo.. reslvi escrever.

Estou adorando saber suas novidades e conhecer seus dons de escriba.... acho que vc está certa em ficar tranquila.. no fim.. dá-se um jeito... ou não (caetaneando um pouco)....

Bjs e boa sorte

PS - atualize mais!!!

Yara Terra disse...

Krika....
Não dá nem pra ficar com pena de você... Tá muito engraçado!!! Fico aqui, imaginando a sua cara indo perguntar da meia pra a mamy!!! Deve ser igual a que você fazia quando vinha até a minha mesa, com o lápis abanando, querendo, ou melhor, PRECISANDO falar muiiiiiito!!!
Eita saudadona!
bjokas

Unknown disse...

Oii maninhaa
hahahhahha ... curti mtoo o q vc escreveu ... adorei
e 'e verdade ... minha merenda aki e' mto boa ... so'q tem dia q e' foda comer omelete com Ketchup e pao torrado e tomar leite ... q num curto mto ... mas foram poucos dias.
qualquer coisa ... vem pra ca ... aposto q a minha hostmae vai fazer uma lancheira pra vc tb ... hehehe
Bjaooo
saudades

Anônimo disse...

oi tininha
adorei saber que tenho uma filha
quando vc voltar eu te paparico bastante
beijos
mãe zane